sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RACISMO - artigo de opinião

No Brasil não podemos identificar quem é só de uma raça ou cor,pois, em cada família há estas misturas.O preconceito não existe somente no Brasil mais no mundo todo.Se não existisse o pré-conceito ou o preconceito, talvez o mundo seria melhor nesta relação de cor ou raça.Isto acontece até com os cachorros, uns tem raça e outros não, as pessoas tem preconceito até com cachorros 'vira-lata',por que maltratam eles.Neste mundo há pessoas boas e ruins.
Hoje é comum ter irmãos diferentes. Para saber se tem indígenas na família, é difícil. As pessoas tem que parar para pensar que todos são iguais. Racismo e preconceito, diz a lei que é crime, mas as pessoas que sofrem denunciam e a lei não faz nada. A lei deveria ajudar a todos.

A Lei da Câmara n.º 122/06 visa criminalizar a discriminação motivada unicamente na orientação sexual ou na identidade de gênero da pessoa discriminada. Se aprovado, irá alterar a Lei de Racismo para incluir tais discriminações no conceito legal de racismo – que abrange, atualmente, a discriminação por cor de pele, etnia, origem nacional ou religião.

17 comentários:

  1. adorei o seu artigo amanda ficou muito bom.....

    ResponderExcluir
  2. Concordo em partes.. pois em todo o mundo não existe "raças", na verdade existe porém é a raça humana,não é todos os donos de vira-latas quem maltratam-os tem muitos donos que eu conheço quem não maltratam os vira-latas,tem até cachorros com raças jogados pras ruas, antes eu pensava que não existia racismo em todo país, eu achava que na África não existia,mas fiquei sabendo que eles tem preconceito contra brancos, concordo com o seu ponto de vista pois é inadmissível pois não é certo agir com preconceito contra outras pessoas só por causa da cor, racismo acaba gerando outras coisas não só o preconceito mas a violência e a desigualdade social,todos os países só tem a perder com o racismo.E tem gente que tem a coragem de dizer quem não existe racismo no Brasil, se não existisse racismo por que foi criada a lei Afonso Arinos (lei para combater o racismo contra negros)?...É difícil entender esse povo, existe até cotas para negros e índios. Finalizando somos um só raça no mundo inteiro a raça humana, o racismo está na cabeça de cada um,do dia que tomarmos consciência que somos igual perante Deus,teremos uma sociedade muito melhor

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a opinião e os argumentos apresentados no texto acima,
    a autora expõe alguns argumentos convincentes retratados nosso dia a dia.
    O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais.
    LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989,Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.Esta lei foi uma uma forma de acabar com o racismo, e para punir pessoas que praticam esse ata tão "ignorante".
    Gostei bastante do artigo, é um texto muito explicativo para pessoas que estão estudando sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com a opinião da autora, pois ela da argumentos que existe racismo dia a dia. O racismo é uma questão emergente, pois é inadmissível que um pais como o brasil que é uma "mistura" de varias cores que aja racismo.
    O Brasil tem uma lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
    Achei muito interessante o testo, pois é muito explicativo.

    ResponderExcluir
  5. Concordo em partes com a opinião e os argumentos apresentados no texto acima.
    Como o companheiro Bruno Fernandes diz " não existe "raças", na verdade existe porém é a raça humana,não é todos os donos de vira-latas quem maltratam-os tem muitos donos que eu conheço quem não maltratam os vira-latas [...] racismo acaba gerando outras coisas não só o preconceito mas a violência e a desigualdade social,todos os países só tem a perder com o racismo [...]".
    A União de Negros pela Igualdade (Unegro) acrescenta que as cotas raciais só se tornaram realidade por conta da unificação do movimento em torno de pautas importantes para a igualdade racial e combate à discriminação.
    "Temos um debate consensual e por conta disso conseguimos aprovar as cotas raciais em várias universidades. O DEM (Partido dos Democratas) entrou com essa ação mostrando mais uma vez ser um partido dos senhores de engenho", completou o presidente da Unegro.
    A melhor opção é ter uma sociedade na qual todo mundo seja livre para ser o que quiser, é uma etapa, um processo, uma necessidade em uma sociedade onde isso não aconteceu naturalmente. Tudo pelo uma sociedade com igualdade.
    Isabela Lopes

    ResponderExcluir
  6. Concordo em partes pois nem todos são assim mas uma boa parte é mas não fala o porque por isso eu digo que existe apenas uma raça a humana sendo branco ou negro somos da raça humana.E também a lei A Lei da Câmara n.º 122/06 visa criminalizar a discriminação motivada unicamente na orientação sexual ou na identidade de gênero da pessoa discriminada. Se aprovado, irá alterar a Lei de Racismo para incluir tais discriminações no conceito legal de racismo – que abrange, atualmente, a discriminação por cor de pele, etnia, origem nacional ou religião.(SEGUNDO A AMANDA SOARES)
    Hoje o Brasil fala que diminui o racismo, mas que mundo e esse que matam por causa de time orientação sexual. O racismo no Brasil acaba sendo mascarado pois as pessoas falam tanto quanto racista que as pessoas não VÊ que isso e racismo em outros pais o Racismo acaba sendo mais esclarecedor todos entendem e tem uma resposta, já no nosso país as pessoas entendem como apelido carinhoso.
    Que País é esse em que todos falam que a igualdade social e para todos mas vemos em todo lugar pessoas pelas ruas pedindo comida.
    David Souza

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo em partes com o artigo acima. Uma coisa que acho que foi colocado errado no artigo é ter escrito que ha pessoas de outras raças, pois no mundo existe apenas uma unica raça, a humana!
    Mas concordo com outras coisas ditas acima,é verdade, o racismo não existe apenas no Brasil, também acho que as pessoas tenham que parar para pensar, todos somos humanos, independente de cor, classe ou opção sexual. As pessoas deveriam lembrar que racismo e preconceito é crime!

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo mais não com tudo, acho que só existe raça humana mesmo negros e brancos .
    Mas não é apenas no Brasil que existe o racismo tem no mundo inteiro !! Racismo também não é só de cor, também tem racismo de opção sexual e classes

    ResponderExcluir
  9. No Brasil não podemos identificar quem é só de uma raça ou cor,pois, em cada família há estas misturas.O preconceito não existe somente no Brasil mais no mundo todo.Se não existisse o pré-conceito ou o preconceito, talvez o mundo seria melhor nesta relação de cor ou raça.

    ResponderExcluir
  10. oo Jucao.. é 'salve' e n 'sauve' whuheuheuwhe burrinho!

    ResponderExcluir
  11. Racismo é um assunto que dá até vergonha de comentar outra vez, que droga de mundo vivemos?!
    Poxa vida, parece que isso ainda vai correr por muitos anos, não dá para entender, nós somos todos iguais por dentro e por fora, não tem essa de cor, negro branco pardo, seja o que for, sempre seremos iguais perante a Deus, somos filhos do mesmo criador, pra que continuar com isso de preconceitos e racismos? Chega disso, #Somostodosmacacos, existe vários tipos de raças cores estilos idiomas, e eu as respeito, eu até gosto de diferenças, vivemos entre essas diferenças e devemos aceitar e respeitar, é um assunto que dá até vergonha de falar em um país onde mais existe diferenças por todo canto.

    ResponderExcluir
  12. O texto está bom, tirando alguns "foras" em relação as normas da Língua Portuguesa. Em relação a "raça" discordo completamente ! Não existe raças, apenas uma, que seria a raça humana. O nome correto para usar nesse caso é etnias. Entre "mas" e "mais" há uma grande diferença, tome cuidado nesse ponto.

    ResponderExcluir